Sunday 15 May 2016



Vista Alegre – Tradição e Modernidade





Com um percurso de 191 anos, a Fábrica de Porcelanas Vista Alegre, fundada em 1824 por alvará de D. João VI, é produto da iniciativa visionária de José Ferreira Pinto Basto (1774-1839), fidalgo da Casa Real portuguesa, comerciante e empreendedor de acentuada importância no Portugal novecentista.


Desde o início associada a destacadas personalidades e eventos, a Vista Alegre, em 1852, produzia a primeira baixela especialmente destinada ao Rei-Consorte D. Fernando II. Em 1889, estava já presente na exposição Universal de Paris, registando-se uma vontade de internacionalização por parte da marca. Avançando no tempo, numa trajectória assinalada por altos e baixos, aposta na inovação e na formação da mão-de-obra, a Vista Alegre chega ao século XX como uma marca de destaque internacional, no campo da manufactura de excelência.





Nos últimos anos tem-se verificado uma intensa e bem conseguida aposta na modernização das linhas das peças produzidas, associando a chancela VA aos mais conceituados artistas plásticos nacionais e mundiais, de Joana Vasconcelos, Eduardo Nery ou Nadir Afonso, a Karim Rashid, Sam Baron e, mais recentemente, Marcel Wanders, cuja colecção foi apresentada em primeira mão na prestigiada feira Maison & Objet, de Paris, devendo chegar ainda este ano às lojas portuguesas.

Nesta parceria com o designer holandês, surgiu uma elegante e intemporal colecção a azul e branco, inspirando-se nos azulejos de Delft e na porcelana chinesa Ming, dominando, pois, o azul cobalto na decoração das peças.




Fazem-se assim surgir peças onde a originalidade se funde com a tradição quase bicentenária da produção de porcelana, peças essas onde está também patente o apoio e a homenagem aos talentos portugueses.

Neste campo das colaborações artísticas, destacam-se as baixelas criadas em parceria com casas de moda do mais alto calibre, iniciativa inaugurada com a francesa Christian Lacroix, da qual resultam já 4 colecções distintas, assim como com a americana Oscar de la Renta.




Não esquecendo as suas linhas mais tradicionais, como a reprodução das estéticas Companhia das Índias ou a famosa Cozinha Velha, a Vista Alegre tem sabido manejar com mestria savoir-faire e tradição com modernidade e actualização de linhas e temas, dando resposta às várias vertentes consumistas, sem perder qualidade ou identidade.

De Ílhavo para o Mundo, o que de melhor se faz em Portugal.


*Texto originalmente publicado no Diário de Aveiro de 30 de Abril de 2016

XR

No comments:

Post a Comment